sábado, 24 de maio de 2008

CAMINHO DA EDUCAÇÃO E AMADURECIMENTO NA FÉ

Caminho da Educação e Amadurecimento na Fé - Hilário Dick

Artigo de Hilário Dick trata da mística do processo da educação da fé:

“Uma das opções pedagógicas da Pastoral Juvenil é o processo integral de educação na fé. Ela acontece de forma processual, dinâmica e integral, sendo um itinerário que o próprio jovem deve percorrer. Não é a toa que a palavra “caminho” signifique passagem, trilha, espaço, trajeto, percurso. Traduzindo isso para a Pastoral Juvenil, significa pensar que não há crescimento na fé sem que se faça uma trajetória. Ninguém nasce pronto; pelo contrário, a formação é algo que precisa acontecer diariamente, num desafio que cabe a cada pessoa ir superando.
O processo de educação na fé, mais do que um simples método ou técnica, tem originalidade e autenticidade que surgem do desejo do encontro e da descoberta de um Deus que se revela em Jesus Cristo, na pessoa humana e na natureza. Esse processo possibilita que o jovem vivencie o projeto de Jesus Cristo, sendo apóstolo no meio de outros jovens, por meio da formação integral, com o jeito cristão de ser, na construção de uma sociedade mais justa, ética e solidária, sinal da civilização do amor.
Concordamos com A Civilização do Amor: tarefa e esperança , quando afirma que é necessário que se leve em conta os tempos de crescimento, de identificação afetiva, de assimilação e de compromisso próprios dos jovens. Nesse sentido, é fundamental que a juventude e os agentes que trabalham com ela, estejam dispostos a vivenciar o amadurecimento da fé, apropriando-se mais desse processo, porque não está em jogo somente um discurso sem conteúdo ou uma atitude meramente intelectual, mas uma postura de vida carregada de mística. Não se trata de caminhar pelos jovens, mas pelo contrário, de caminhar com eles!
Há muitas formas de vivenciar e apresentar pedagogicamente esse processo. Por um longo tempo, houve certa tendência racionalizante e positivista que se caracteriza pela apresentação lógica, intelectual e fria, deixando de lado aspectos bíblicos e simbólicos que precisam estar presentes tanto na explicação como na vivência dos diversos momentos dessa educação na fé. Em todos os momentos vividos pela pessoa e pelo grupo há uma mística que pode tomar feições muito variadas, ser fonte de inspiração e expressar atitudes interiores.
Inicialmente precisamos esclarecer alguns pressupostos do que desejamos transmitir. Não são coisas pequenas, mas sim realidades imensas que, na sua descrição, podem ser tateantes, mas que sabemos acontecer no interior das pessoas...”

http://www.casadajuventude.org.br/media/mistica_processo_educacao_fe_hilario.doc

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