sábado, 24 de maio de 2008

Campeonato de Futsal Intergrupos da Diocese de Pelotas

  • Surgiu como idéia da coordenação da Pastoral da Juventude e em conjunto com representantes de vários grupos de jovens foi possível formar uma equipe de organização e com essa equipe formular o regulamento que se encontra logo abaixo. Não foi possível fazer o contato com todos os grupos para participarem da elaboração do regulamento, mas qualquer dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato com um dos organizadores.
    O campeonato intergrupos tem como objetivo principal a integração dos jovens pertencentes as CEB’S por meio da prática de esportes sadia e amistosa.
    Está previsto para acontecer nos dias 26 e 27 de Julho de 2008 no Colégio Gonzaga.

    Regulamento do Intergrupos

  • O campeonato será realizado na modalidade Futebol de Salão, portanto os times devem ter no mínimo 5 jogadores para formar um time titular.
  • Para se inscrever não precisa obrigatoriamente participar de grupos de jovens, basta apenas estar envolvido em algum setor da CEB.
  • Vai ser cobrado um valor R$ 3,00 por integrante das equipes.
  • Os jogos vão ter 20 minutos, sendo 10 minutos para cada lado.
  • O campeonato vai ter um limite de 26 times entre times masculino e feminino.
  • A equipe que se atrasar para entrar em quadra mais de 5 minutos depois de seu horário de jogo perderá de WO.
  • Os jogadores de uma mesma equipe deverão estar todos com camisetas de mesma cor e numeradas.
  • A divulgação da tabela de jogos será no dia do campeonato às 8hs.
  • Forma de disputa:
  • Masculino – Serão 12 equipes.Serão formadas 2 chaves. Dentro das chaves os times jogarão todos contra todos e no final se classificam os dois melhores de cada chave.Haverá semifinais da seguinte forma:(jogo1) 1º da Chave A X 2º da Chave B; (jogo2) 2º da Chave A X 1º da Chave B.
  • Feminino – Serão 3 equipes.Sera formada 1 grupo onde todos os times jogarão contra todos, (jogos de ida e volta)se classificando no final osdois melhores. Para o jogo final.
  • Critério de desempate:- 1º - Saldo de gols- 2º - Número de cartões:- Amarelo tem peso = 1- Vermelho tem peso = 2- 3º - Pênaltis : serão intercalados 1 para cada lado.
  • Quanto ao jogador:- 2 Cartões Amarelos (em diferentes partidas): 1 jogo de suspensão- 1 Cartão Vermelho: 1 jogo de suspensão- 2 Cartões Vermelhos: Eliminação do campeonato- 3 Faltas em uma mesma partida: expulsão sem suspensão de um jogo
  • Quanto a equipe:- 3 Cartões vermelhos na equipe: Eliminação da Equipe.- 5 Faltas coletivas em uma mesma partida: Tiro livre direto- Agressão Física: Eliminação da Equipe.- Após a primeira fase os cartões serão zerados.
    Obs: em caso de expulsão a equipe que tiver o atleta expulso por quaisquer motivo ficará 2 minutos com um atleta a menos.

CAMINHO DA EDUCAÇÃO E AMADURECIMENTO NA FÉ

Caminho da Educação e Amadurecimento na Fé - Hilário Dick

Artigo de Hilário Dick trata da mística do processo da educação da fé:

“Uma das opções pedagógicas da Pastoral Juvenil é o processo integral de educação na fé. Ela acontece de forma processual, dinâmica e integral, sendo um itinerário que o próprio jovem deve percorrer. Não é a toa que a palavra “caminho” signifique passagem, trilha, espaço, trajeto, percurso. Traduzindo isso para a Pastoral Juvenil, significa pensar que não há crescimento na fé sem que se faça uma trajetória. Ninguém nasce pronto; pelo contrário, a formação é algo que precisa acontecer diariamente, num desafio que cabe a cada pessoa ir superando.
O processo de educação na fé, mais do que um simples método ou técnica, tem originalidade e autenticidade que surgem do desejo do encontro e da descoberta de um Deus que se revela em Jesus Cristo, na pessoa humana e na natureza. Esse processo possibilita que o jovem vivencie o projeto de Jesus Cristo, sendo apóstolo no meio de outros jovens, por meio da formação integral, com o jeito cristão de ser, na construção de uma sociedade mais justa, ética e solidária, sinal da civilização do amor.
Concordamos com A Civilização do Amor: tarefa e esperança , quando afirma que é necessário que se leve em conta os tempos de crescimento, de identificação afetiva, de assimilação e de compromisso próprios dos jovens. Nesse sentido, é fundamental que a juventude e os agentes que trabalham com ela, estejam dispostos a vivenciar o amadurecimento da fé, apropriando-se mais desse processo, porque não está em jogo somente um discurso sem conteúdo ou uma atitude meramente intelectual, mas uma postura de vida carregada de mística. Não se trata de caminhar pelos jovens, mas pelo contrário, de caminhar com eles!
Há muitas formas de vivenciar e apresentar pedagogicamente esse processo. Por um longo tempo, houve certa tendência racionalizante e positivista que se caracteriza pela apresentação lógica, intelectual e fria, deixando de lado aspectos bíblicos e simbólicos que precisam estar presentes tanto na explicação como na vivência dos diversos momentos dessa educação na fé. Em todos os momentos vividos pela pessoa e pelo grupo há uma mística que pode tomar feições muito variadas, ser fonte de inspiração e expressar atitudes interiores.
Inicialmente precisamos esclarecer alguns pressupostos do que desejamos transmitir. Não são coisas pequenas, mas sim realidades imensas que, na sua descrição, podem ser tateantes, mas que sabemos acontecer no interior das pessoas...”

http://www.casadajuventude.org.br/media/mistica_processo_educacao_fe_hilario.doc